domingo, 6 de março de 2011

Como Funciona um blog

            Essa postagem explica sobre o funcionamento de um blog.
Lendo essa postagem com certeza não ficará perdido nesse modelo de rede 2.0, onde o leitor tem interação com o editor em troca de informações.


Significado de blog
Um blog (contração do termo Web log), é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.


Tipos
Blogs pessoais
Os blogs pessoais são os mais populares, normalmente são usados como um gênero de diário com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Também são largamente utilizados por celebridades que buscam manter um canal de comunicação com seus fãs. 
Blogs corporativos e organizacionais
Muitas empresas vem utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contato com clientes. A empresa líder em blogs pelo mundo é a Microsoft com um total de 4500 blogs.
Blogs de gênero
Por fim há blogs com um gênero específico, que tratam de um assunto dominado pelo o usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos. Sendo que eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, informativos ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias.


Artigos
Conhecidos também como post, a forma substantiva do verbo "postar", refere-se a uma entrada de texto efetuada num blog. As postagens são organizadas de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as informações mais atualizadas aparecem primeiro, ou colocada ao contrário, a postagem mais antiga aparece em primeiro, sendo opção do blogueiro.
Um artigo deve seguir a temática proposta pelo blog e, embora permita uma enorme liberdade opinativa, seu conteúdo está sujeito às mesmas regras legais de outras fontes, de modo que seu autor pode vir a ser responsabilizado juridicamente por aquilo que escreve.
Atualmente, a maioria dos blogs é compatível com o recurso de inserção de imagens, vídeos, áudio nos artigos.


Comentários
Um recurso característico dos blogs é a possibilidade de interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos postados.


Acessibilidades
Barra de procura: localizada no canto superior do blog onde o leitor pode procurar a matéria desejada pelo nome.
Seguidores: como o próprio nome já diz seguidores são as pessoas que acompanham o blog.
Marcadores ou tags: usadas para demarcar postagens, também pode ser usada na busca das mesmas.
Arquivo: Se você perdeu alguma matéria basta ir em arquivo e procurar a data requerida.


Tags
Tag é o nome que é dado aos marcadores para categorizar conteúdo, elas são usadas para facilitar buscas a um tema especifico.

De forma precisa e simples consegue transmitir informações para o leitor...
Espero que tenha ajudado no conceito de blog...

Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários logo abaixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário